Imagem Autor
Por

Msc Leonardo Silva

Publicado em 17 de May de 2020 | Atualizado em 17 de May de 2020

Guia de orientação ao professor sobre a abordagem adotada e os indícios de compatibilização com os respectivos exames de certificação.
Este guia foi desenvolvido a partir de análises de um questionário aplicado aos docentes de Física da Educação de Jovens e Adultos na região Centro Oeste de Minas Gerais e constitui o produto educacional resultante da dissertação de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, intitulada “Análise de material didático de Física para EJA: do Telecurso ao PNLD-EJA”.

A pesquisa que originou este guia buscou verificar a partir do questionário de pesquisa respondido pelos professores, as experiências profissionais e a justificativa na escolha e utilização dos materiais didáticos utilizados em sala de aula, indicando que alguns docentes adaptavam materiais do ensino regular para a EJA, por desconhecimento de obras específicas para este público.

Esta lacuna procura ser preenchida através deste guia, que é constituído por esta “Apresentação” que discute as especificidades do público jovem e adulto, bem como a influência que o material didático exerce na ação educativa deles. A “Caracterização das obras e exames de certificação” apresenta três materiais didáticos (TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA), promovendo sua distinção, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula e exemplos de seus respectivos exames de certificação, buscando identificar indícios de compatibilidade entre o material e seu respectivo exame. As “Conclusões” trazem observações a respeito deste produto educacional.

Nesse contexto, serão apresentados neste guia os materiais didáticos do TELECURSO, Acervo-EJA e PNLD-EJA, buscando demonstrar a organização dos conteúdos, sua relação com a EJA, sua utilização em sala de aula, bem como relacioná-los com seus respectivos exames de certificação nacional, procurando identificar se referenciados pelos materiais, os alunos poderiam encontrar subsídios satisfatórios para as provas do TELECURSO, ENCCEJA e ENEM.

Desta forma, também espera-se que este Guia possa ser uma ferramenta complementar na seleção de material didático a ser utilizado nas salas de aula, contribuindo e auxiliando-os no exercício da docência para a EJA.

Clique aqui e tenha acesso ao material completo em PDF.

A Se Prepare Bem oferta o curso de Especialização Docente em Educação de Jovens e Adultos contribuindo para a formação de docentes que buscam a especialização de profissionais na elaboração de estratégias, atividades criativas de ensino-aprendizagem e fornece as condições e alternativas necessárias para o desenvolvimento adequado da EJA.